Visão periférica e mais saúde visual!!!

Atualizado: Mar 29



Mas, o que é visão periférica? E o que isto tem haver com a saúde dos olhos?


Visão periférica é responsável pela nossa visão no escuro e por nossa percepção do ambiente ao nosso redor. Através da visão periférica podemos quando estamos dirigindo e olhando para frente perceber o movimento da pessoa que está ao nosso lado, sem virar a nossa cabeça ou olhar para ela, assim como percebemos uma moto ou carro que corta o nosso lado, levantar a noite e sair do quarto sem ascender a luz, etc. O movimento estimula nossa visão periférica, assim como o escuro.

Vivemos em um mundo com estímulos que usam cada vez menos a nossa visão periférica e mais a visão central. A visão central é a responsável por enxergarmos os detalhes, vermos cores e pela nossa visão quando tem luz, seja natural ou artificial. É a que utilizamos quando focalizamos objetos à frente sem prestarmos atenção ao redor como quando usamos o computador, lemos, vemos TV, observamos uma roupa na vitrine, etc.


Antigamente, quando vivíamos na selva, não sobreviveríamos com nosso hábito atual de usar mais a visão central e esquecer a periférica. Imagina você lendo seguindo um mapa na selva sem prestar atenção ao seu redor, a sua periferia. Você poderia cair em um buraco, ou bater a cabeça em um galho e desmaiar, ou pior ser devorado. Assim, tinha um equilíbrio nestes 2 tipos de visão.


Na vida atual nos concentramos na visão central, sobrecarregando-a e enfraquecendo-a pelo excesso de uso. Também a visão periférica fica fraca devido ao não uso, ela vai diminuindo e com isto nosso campo visual fica menor. Concentramos na tarefa imediata e não queremos ser distraídos pelo ambiente à nossa volta. Este desequilíbrio visual com o passar dos anos pode contribuir e causar ou piorar uma série de problemas visuais.


Estimulando e fortalecendo a visão periférica, diminui a sobrecarga na visão central e o seu enfraquecimento. Você trabalhando em ampliar a sua visão periférica poderá contribuir para prevenir problemas como degeneração macular, glaucoma, miopia, hipermetropia, etc.


Agora vamos ao exercício:


Perceba sua visão, a tensão nos seus olhos, a nitidez e claridade da visão, ao olhar para frente o quanto você enxerga da periferia, do seu campo visual.


Corte um papel preto de 5 por 7,5 cm e com uma fita crepe prenda-o entre os olho. Durante o exercício lembre-se de piscar sempre para não tensionar. A tensão em qualquer exercício prejudica o resultado. Olhe para o papel preto enquanto agita os dedos (como estivesse abanando) ao lado de cada olho, próximo as orelhas, estimulando a periferia. Pisque. Mexa as mãos afastando e aproximando enquanto olha o papel preto algumas vezes, leve mais para trás até sumirem e depois retorne para frente várias vezes, agite seus dedos também na periferia do olho que fica acima do papel e abaixo dele. Pisque. Agite os dedos movendo as mãos em toda periferia da visão ao redor do papel preto, perceba este movimento com a periferia dos olhos enquanto olha no papel preto e pisca. Depois tire o papel e perceba sua visão, seus olhos estão mais leves? A nitidez e claridade melhoraram? O campo visual está mais amplo? A visão central ficou mais relaxada?


Faça este exercício várias vezes ao dia. Pode também fazer sem o papel, por exemplo enquanto lê algo no computador agite os dedos ao redor da periferia dos olhos, percebendo os dedos. Ou faça ao ver T. V. Pode fazer ao olhar passeando os olhos ponto por ponto ou no exercício de ver longe. Também ao andar no shopping ou de carro se você for o carona, preste atenção ao que passa na periferia dos olhos (lateral, em cima e em baixo).


Outro tipo de exercício para estimular a visão periférica é

procurar fazer as coisas no escuro, mas com segurança. Por ex: tomar banho no escuro, ou trocar de roupa sem luz, ou simplesmente ficar conversando com alguém.



Até breve e boa ampliação do seu campo visual!!!


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício


Inscreva-se no site https://www.self-healingterapias.com.br/contato para continuar recebendo a série. Caso esteja começando hoje a série Saúde Visual, retorne ao começo da série e comece pelo primeiro dia. Siga a sequência. Qualquer dúvida entre em contato.


Esta série não é tratamento, visa a promoção da saúde e auto conhecimento, pode complementar o tratamento convencional. Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure seu médico. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico.


Compartilhe com outras pessoas, às vezes quem você menos espera precisa destas informações para melhorar sua saúde. Faça parte do movimento SAÚDE NATURAL l!!!



#problemavisual #exercício #movimento #selfhealing #MeirSchneidet #selfhealingterapias #visão #miopia #astigmatismo #hipermetropia #degeneraçãomacular #nistagma #retinosepigmentar #catarata #retinopatia #estrabismo #glaucoma #ceratocone #bemestar #saúde


41 visualizações

Márcia Alves de Siqueira

R. Natingui, 154 / V. Madalena

São Paulo - SP

Cel: +55(11)99941-1166

contato@self-healingterapias.com.br

© 2017 porSelf-Healing Terapias