top of page

Visão periférica e mais saúde visual!!!

Atualizado: 18 de set. de 2020



Mas, o que é visão periférica? E o que isto tem haver com a saúde dos olhos?


Visão periférica é responsável pela nossa visão no escuro e por nossa percepção do ambiente ao nosso redor. Por meio da visão periférica, quando estamos dirigindo e olhando para frente podemos perceber o movimento da pessoa que está ao nosso lado, sem virar a nossa cabeça ou olhar para ela, assim como percebemos uma moto ou carro que corta o nosso lado, levantar a noite e sair do quarto sem ascender a luz, etc. O movimento estimula nossa visão periférica, assim como o escuro.

Vivemos em um mundo com estímulos que usam cada vez menos a nossa visão periférica e mais a visão central. A visão central é a responsável por enxergarmos os detalhes e nítido, vermos cores e pela nossa visão quando tem luz, seja natural ou artificial. É a que utilizamos quando focalizamos objetos à frente sem prestarmos atenção ao redor como quando usamos o computador, lemos, vemos TV, observamos uma roupa na vitrine, etc.


Antigamente, quando vivíamos na selva, não sobreviveríamos com nosso hábito atual de usar mais a visão central e esquecer a periférica. Imagina você lendo seguindo um mapa na selva sem prestar atenção ao seu redor, sem usar a sua periferia. Você poderia cair em um buraco, ou bater a cabeça em um galho e desmaiar, ou pior ser devorado. Assim, tinha um equilíbrio nestes 2 tipos de visão.


Na vida atual nos concentramos na visão central, sobrecarregando-a e enfraquecendo-a pelo excesso de uso. Também a visão periférica fica fraca devido ao não uso, ela vai diminuindo e com isto nosso campo visual fica menor. Concentramos na tarefa imediata e não queremos ser distraídos pelo ambiente à nossa volta. Este desequilíbrio visual com o passar dos anos pode contribuir e causar ou piorar uma série de problemas visuais.


Estimulando e fortalecendo a visão periférica, diminui a sobrecarga na visão central e o seu enfraquecimento. Você trabalhando em ampliar a sua visão periférica poderá contribuir para prevenir problemas como degeneração macular, glaucoma, miopia, hipermetropia, etc.


Agora vamos ao exercício:


Perceba sua visão, a tensão nos seus olhos, a nitidez e claridade da visão, ao olhar para frente o quanto você enxerga da periferia, do seu campo visual.


Corte um papel preto de 5 por 7,5 cm e com uma fita crepe prenda-o entre os olho. Durante o exercício lembre-se de piscar sempre para não tensionar. A tensão em qualquer exercício prejudica o resultado. Olhe para o papel preto enquanto agita os dedos (como estivesse abanando) ao lado de cada olho, próximo as orelhas, estimulando a periferia. Pisque. Mexa as mãos afastando e aproximando enquanto olha o papel preto algumas vezes, leve as mãos mais para trás até sumirem e depois retorne elas para frente várias vezes, agite seus dedos também na periferia do olho que fica acima do papel e abaixo dele. Pisque. Agite os dedos movendo as mãos em toda periferia da visão ao redor do papel preto, perceba este movimento com a periferia dos olhos enquanto olha no papel preto e pisca. Depois tire o papel e perceba sua visão, seus olhos estão mais leves? A nitidez e claridade melhoraram? O campo visual está mais amplo? A visão central ficou mais relaxada?


Faça este exercício várias vezes ao dia. Pode também fazer sem o papel, por exemplo enquanto lê algo no computador agite os dedos ao redor da periferia dos olhos, percebendo os dedos. Ou faça ao ver T. V. Pode fazer ao olhar passeando os olhos ponto por ponto ou no exercício de ver longe. Também ao andar no shopping ou de carro se você for o carona, preste atenção ao que passa na periferia dos olhos (lateral, em cima e em baixo).


Outro tipo de exercício para estimular a visão periférica é

procurar fazer as coisas no escuro, mas com segurança. Por ex: tomar banho no escuro, ou trocar de roupa sem luz, ou simplesmente ficar conversando com alguém.



Até breve e boa ampliação do seu campo visual!!!


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício



145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page