top of page

Solte, relaxe, tenha mobilidade na sua coluna

Atualizado: 8 de jan. de 2022



O sistema nervoso é formado pelo cérebro, medula e nervos. A comunicação do corpo com o cérebro ocorre por meio dos nervos e da medula, a qual é também formada por células nervosas. Informação das diversas partes do corpo são levadas pelos nervos até a medula, passam por essa e chegam ao cérebro. O cérebro processa toda a informação. a resposta desce pela medula, passa para os nervos que saem dela e conduzem a informação para as várias regiões do organismo. Assim, a medula e os nervos são a comunicação do nosso corpo com o cérebro.


Tensão na musculatura ao redor da coluna comprime os nervos que chegam e saem da medula prejudicando o funcionamento deles, além de afetarem a mobilidade da coluna e a saúde da medula. Pessoas com problema neurológico costumam ter muita tensão nas costas, o que contribui para piora neurológica. Desta forma, soltar e recuperar a mobilidade da coluna é importante para saúde do sistema nervoso. Assim como, manter pernas e braços flexíveis e fortes para não sobrecarregar a coluna e realizar as atividades na postura adequada.


Vamos fazer alguns exercícios para soltar, relaxar e promover mobilidade na coluna?


1- Deitado de barriga para cima, pernas dobradas e pés apoiados no chão, braços relaxados ao lado do corpo. As pernas movem para direita em direção ao chão e depois para esquerda, ao mesmo tempo que a cabeça vira para direção oposta das pernas, isto é, pernas vão para direita e cabeça vira para esquerda, depois pernas para esquerda e cabeça para direita. Sinta e perceba o movimento na sua coluna, feche os olhos e imagina suas vértebras movendo-se relaxadamente. Quando as pernas abaixam você expira, diminuindo a barriga, e quando levantam você inspira crescendo a barriga. Faça 20 vezes (se estiver confortável pode fazer mais).


2- Deitado de barriga para cima, pernas dobradas e pés apoiados no chão, braços relaxados ao lado do corpo. Leva um ombro para cima em direção a orelha e o outro para baixo em direção ao pé, depois inverte (20 vezes). Em seguida, movimenta um ombro em direção ao teto e o outro em direção ao chão, inverte (20 vezes). Depois faça o mesmo com os quadris. Primeiro mova um quadril para cima em direção a orelha e o outro para baixo em direção ao pé, depois inverte (20 vezes). Em seguida, movimenta um quadril em direção ao teto e o outro em direção ao chão, inverte (20 vezes). Sinta e perceba o movimento dessas partes do corpo refletirem na sua coluna, feche os olhos e imagina as costas soltando e o movimento ao redor da coluna.


3- Deitado de barriga para cima, pernas esticadas, braços relaxados ao lado do corpo. Faça círculos no ar com a ponta do nariz, 20 vezes para direita e 20 vezes para esquerda. Sinta o movimento ocorrendo nas primeiras vértebras da coluna, imagina esta região relaxando. Este é um lugar que tem muita tensão e prejudica a circulação do líquido cefalorraquidiano da medula para cabeça e vice-versa.


4- Sentado com pés apoiados no chão, faça círculos com o tronco, imaginando que um fio puxa sua cabeça e ela puxa o seu corpo. Imagina sua coluna como um bambu flexível. Pode dar batidas suaves com as mãos na região que sentir tensa. Rode 10 vezes para cada lado, se sentir confortável pode fazer mais. Caso fique tonto, pare, cubra os olhos fechados com as mãos em concha, focalize no escuro, repita mentalmente preto, preto, preto... Quando melhorar a tontura retorne ao exercício.


Lembre-se, além da mobilidade da coluna, faça os exercícios de fortalecimento das pernas e braços que seu corpo tenha condições de fazer, sem tencionar a coluna ao realizá-los.



Aproveite sua coluna solta e flexível!!!



Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício

Inscreva-se no site https://www.self-healingterapias.com.br/contato para continuar recebendo a série. Caso esteja começando hoje a série Saúde Neurológica, retorne ao começo da série e comece pelo primeiro dia. Siga a sequência. Qualquer dúvida entre em contato.

Esta série não é tratamento, visa a promoção da saúde e auto conhecimento, pode complementar o tratamento convencional. Em caso de dúvida procure seu médico. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico.

Compartilhe com outras pessoas, às vezes quem você menos espera precisa destas informações para melhorar sua saúde. Faça parte do movimento SAÚDE NATURAL l!!!







56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page