top of page

Relaxe seus olhos - Palming (empalmar)

Atualizado: 18 de set. de 2020





Agora, vamos aprender o palming. Um poderoso exercício para relaxamento ocular e para saúde da visão. Os iogues tibetanos praticam este exercício há mais de 1500 anos.


O palming complementa todos os demais exercícios visuais. Ele não apenas relaxa nossos olhos e corpo, como também a mente. Uma mente relaxada tem maior eficácia no aprendizado, consequentemente é mais suscetível para assimilar novos hábitos.


Alguns de seus benefícios: diminuição da tensão da musculatura dos olhos (o que ajuda com o tempo você usar seus olhos com suavidade e relaxadamente), aumento da circulação nestes, redução do estresse das células na retina que são responsáveis pela nossa visão para enxergar detalhes e ver na claridade (visão central), etc. Além disto, quando o palming é bem feito proporciona relaxamento mental e de todo organismo. E o melhor que basta 6 min. de palming bem feito!



Vamos ao Palming???





Retire seus óculos ou lente de contato. Sente-se confortavelmente em uma cadeira, com os pés apoiando toda sola sobre o chão, friccione as mãos até aquecê-las, apoie seus cotovelos sobre uma mesa ou almofada, FECHE os olhos e cubra-os com a palma das mãos em formato de concha para não tocar o globo ocular e sim ao redor dele. O olho deverá ficar no meio da mão, aonde é mais fundo, nunca aperte o olho. Altura da mesa ou almofada deverá permitir o relaxamento dos ombro, pescoço e mãos durante a execução do exercício. Cubra os olhos de forma que não penetre claridade através das mão.

Imagina que está tudo bem escuro e seus olhos entram nesta escuridão ou a escuridão penetra neles. Os olhos dissolvem-se na escuridão, assim como você e tudo ao seu redor. Todo seu pensamento some na escuridão. Pense só: preto, preto ... Fazer em quarto escuro facilita enxergar preto. Ao terminar retira as mãos vagarosamente da frente dos olhos, piscando. Caso não consiga ver preto ao fazer o palming, se você vê azul escuro ou cinza escuro, ou outra cor, não se preocupe, não lute com sua mente. Relaxe, respire e continue fazendo o exercício, buscando em sua memória a imagem do quarto escuro. Com o tempo a visão do preto aparecerá nos seus olhos. Procure ficar em um quarto totalmente escuro e depois feche os olhos lembrando do preto que é a escuridão, isto vai ajudar a memorizar o preto e lembrar dele no exercício, ajudando os olhos verem o preto.


Realize este exercício 6 min de 2 a 3 vezes ao dia. Caso você trabalhe com computador ou realize alguma outra atividade que force seus olhos, faça 6 min a cada hora. Pode alternar o palming com a massagem da circulação ocular. Pode fazer o palming mais tempo caso sinta-se confortável, EXCEÇÃO:


GLAUCOMA - NÃO FAZER MAIS QUE 5 MIN, pode fazer mais vezes ao dia, mas não passar de 5 min cada vez que fizer.


Agora é só relaxar!!!


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício





614 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page