Vamos melhorar a ATM e evitar o bruxismo?

Atualizado: Set 18





ATM é a sigla para articulação temporomandibular, que é a articulação da nossa boca, a qual liga a maxila à mandíbula e permite agente movimentar a boca para atividades maravilhosas como falar e comer.


A dor na articulação temporomandibular (ATM) está cada vez mais comum e pode evoluir para um tipo de artrose conhecida como síndrome da ATM.


Isto ocorre devido aumento da tensão da musculatura da mandíbula, que fica enrijecida e limita sua mobilidade. Esta tensão pode aumentar tanto que a pessoa pode começar a ranger os dentes durante a noite causando desgaste neles, é o conhecido bruxismo. A dor pode irradiar para cabeça e provocar fortes dores de cabeça. Os dentista costumam fazer uma placa dentária para evitar o ranger dos dentes e diminuir a tensão da mandíbula, o que ajuda, mas não resolve o problema primário que é a tensão.


No Self-Healing descobrimos que trabalhar nos músculos enrijecidos diretamente com massagem e exercícios para liberar a tensão contida neles é muito eficaz.


Estes exercícios ajudarão liberar a tensão da musculatura da sua mandíbula:


1- Abra e feche a boca sentindo a tensão que tem nos seus músculos.


2-Continue abrindo e fechando a boca, e ao mesmo tempo dê batidinhas suaves com a polpa dos seus dedos na ATM, deixe os punhos e dedos bem moles. Abra e feche a boca o máximo que conseguir sem dor, sem esforço e o tanto que seja confortável. Faça umas 20 vezes.


3- Em seguida massageie as bochechas com movimentos circulares.


3- Pare, abre e fecha a boca enquanto faz círculos com o pescoço (10 vezes para cada lado), deixe o pescoço bem mole.


4- Depois abra a boca um pouco e movimente a mandíbula para o lado direito e para o esquerdo (20 vezes), dando batidinhas suaves na ATM, em seguida mova a mandíbula para frente e trás (20 vezes) junto com a massagem de batidinhas.


5- Pare, enche as bochechas de ar e mova o ar de um lado para o outro (20 vezes).


6- Em seguida abra e feche a boca novamente e sinta a diferença. Perceba como ficou mais leve e suave o movimento, veja como consegue abrir mais a boca.


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício



17 visualizações

Márcia Alves de Siqueira

R. Natingui, 154 / V. Madalena

São Paulo - SP

Cel: +55(11)99941-1166

contato@self-healingterapias.com.br

© 2017 porSelf-Healing Terapias