top of page

Saúde para base do polegar. Vamos prevenir a Rizoartrose!!!

Atualizado: 18 de set. de 2020





Recebo várias  mensagens de pessoas que gostariam de saber sobre como lidar com a rizoartrose, a qual é um tipo de artrose que afeta a articulação da base do polegar causando no início sensação de travamento e um pouco de inchaço. Com o tempo evolui para dor, que prejudica a amplitude de movimento do polegar e dificulta a função da mão agarrar ou pinçar objetos.


Vou compartilhar com vocês 2 exercícios para promover a saúde articular da base do polegar e prevenir a rizoartrose. Caso você já tenha a rizoartrose, poderá realizar estes exercícios desde que não tenha dor ou sinta a articulação cansada.


Vamos aos exercícios?


1- De frente para, estique os braços para frente na altura dos ombro, dobre o pulso para frente e apoie o dorso das mãos na parede com dedos direcionados para o chão e relaxados, devagar conte até 10. Depois, dobre o pulso para trás e apoie a palma das mãos na parede com dedos esticados (também apoiados na parede) e direcionados para o chão (você terá que girar as mãos até para fora até esta posição), conte vagarosamente até 10. Em seguida retorne a colocar o dorso das mãos na parede, depois a palma... Quando forçamos a base do polegar a tendência é estreitar a base da mão, este alongamento evitará que isto ocorra, ou piore e já tive vários pacientes que retornaram a abrir a base da mão. Faça 5 vezes este exercício (5 vezes apoia o dorso das mãos e 5 vezes apoia a palma delas).


2- Agora, sente-se de frente para a mesa, apoie nesta seus antebraços (parte do braços que vai dos cotovelos até as mãos) e palma das mãos com dedos juntos e ponta dos polegares dobradas, as quais permanecerão dobradas até final do exercício. Separe os polegares dos indicadores (abra os polegares), mantendo as pontas dos polegares dobradas, conte lentamente até 10 e depois aproxime novamente os polegares dos indicadores (junte os polegares), com suas pontas dobradas . O movimento ocorrerá na base dos polegares. Repita 5 vezes o exercício.


Massagem em polegares, nas mãos e antebraços também ajuda bastante. Assim como evitar movimentos repetitivos com polegares e atividades que envolvam a pinça.


Caso tenha que forçar seu polegar em alguma atividade como por ex. no computador, ou celular ou em alguma atividade que faça com ele o movimento de pinça, após o esforço faça a massagem e os exercícios.


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page