Relaxe, relaxe, relaxe...



Na vida moderna é cada vez mais difícil a pessoa relaxar, com isto o sistema neurológico enfraquece. Nosso sistema nervoso para fortalecer necessita do relaxamento. Vamos entender o que acontece com ele:


Temos uma parte do nosso Sistema Nervoso que é responsável pelo funcionamento involuntário do nosso organismo, isto é, pelas ações que nos mantêm vivos e não precisamos estar conscientes para que funcionem, pois mesmo quando estamos dormindo ou concentrados com uma atividade sem prestar atenção em mais nada, estas funções continuam atuando e mantendo o equilíbrio orgânico para vivermos bem. Estou apresentando você ao nosso Sistema Nervoso Autônomo (SNA). Ele transmite impulsos nervosos para o funcionamento dos nossos músculos cardíaco e liso (presente em nossos órgãos internos), além das glândulas. O SNA está aqui para nos ajudar a viver uma vida próspera e saudável. Mas,... Nem sempre isto acontece, porque a nossa evolução trouxe desequilíbrio para este sistema e bagunçou a paz e harmonia entre os 2 irmãos que fazem parte do Sistema Nervoso Autônomo, os quais tinham muito respeito um pelo outro. São eles o Sistema Nervoso Simpático (SNS) e o Sistema Nervoso Parassimpático (SNP). Eles que formam a família do SNA.


O Sistema Nervoso Simpático é a parte do nosso SNA responsável por nos manter alerta, reagir em estado de emergência, que nos impulsiona a agir diante do desafio. Vamos dizer que é o irmão ativo e dinâmico. Ele é acionado em situações que temos que ficar alerta para vencer um desafio seja enfrentando, seja lutando ou fugindo. Ele promove em nosso organismo toda uma energia, uma descarga de hormônios que preparam nossos músculos e órgãos para esta atividade. E precisamos fazer uma das 2 atividades (luta ou fuga) para liberar a energia do SNS e depois disto o outro irmão entrar em ação, o Sistema Nervoso Parassimpático. Quando vivíamos na floresta e o desafio era animais da floresta ou tribos rivais, era muito fácil escolhermos uma das 2 atividades e agirmos liberando o SNS. Ou seja, lutávamos ou saíamos correndo muito, com isto liberávamos toda energia produzida pelo SNS, ficávamos exaurido e o SNP entrava em ação.


O Sistema Nervoso Parassimpático chegava e dizia, pode parar de lutar ou fugir irmão, você já cumpriu todo seu trabalho hoje, agora é a minha vez. A partir deste momento o SNP assumia o organismo produzindo hormônios do bem estar e do prazer , os quais promoviam a calma e relaxamento no organismo, o descanso deste e recuperação do seu equilíbrio e energias que tinham sido gastas com a ação do SNS. Podemos dizer que o SNP era o irmão calmo e pacífico. Até o próximo desafio quando fosse necessário uma atitude mais enérgica, aí retornava o SNS. Esses 2 irmãos desempenham funções opostas, mas que se equilibram mutuamente para manutenção da vida.


No mundo atual os nossos desafios não permitem que o SNS haja como ele precisa para liberar sua energia e deixar o SNP retornar para ação. Pois, ninguém vai bater ou sair correndo do chefe, ou da pessoa que te fechou no trânsito, ou da família. Assim, permanecemos com o SNS em alerta e a ação do SNP é adiada ou enfraquecida. Ocorre o desequilíbrio dos 2 sistemas. É aí que a ansiedade se transforma em tensão física crônica, as 2 combinando-se para produzir o estresse. Com isto, não só nosso Sistema Nervoso desequilibra e enfraquece, mais todo o organismo sofre.


Acho que deu para entender por que é importante promover a ação do SNP, ou seja, relaxar.


E como podemos relaxar?


Existe diversas maneiras de relaxar, você precisa achar a sua:


- Fazer uma atividade que lhe dê prazer ou viajar para um local calmo

- Ouvir uma música calma, ou ver um programa na T. V. que te acalme, ou ler algo agradável

- Saborear uma comida com uma companhia que lhe dê prazer e conversando sobre assuntos prazerosos

- Meditação

- Caminhar, ou andar de bicicleta,ou dirigir em local calmo, ou dançar, ou nadar, ou Yoga, ou alguma ginástica oriental, ou Self-Healing,etc.

- Exercícios respiratórios, ou relaxantes (suaves e vagarosos), ou de coordenação motora. Agora vou ensinar um exercício que envolve de uma só vez respiração, movimentos suaves e coordenação.


Exercício para o Estimular o Sistema Nervoso Simpático, o relaxamento:


- Deite de barriga para cima, pernas e braços esticado, relaxados, sinta seu corpo. Como toca o chão, seu alinhamento, sua respiração.

- Deite de barriga para cima, braços relaxados ao lado do corpo, pernas dobradas e pés apoiados no chão. Respire profundamente, ou seja, sua barriga cresce quando entra o ar e diminui quando ele sai, suavemente sem esforço. Faça isto umas 3 vezes. Junte agora o movimento das pernas dobradas, que caem dobradas para direita quando você solta o ar (expira), tornam a levantar e ficar no centro dobradas quando você inspira. Então, você retorna expirar, murchando a barriga e as pernas vão para esquerda; ao inspirar, a barriga cresce e as pernas retornam para o centro; torna a expirar, barriga crescer e pernas vão para direita,.. Continua a respiração junto com os movimentos das pernas, tudo bem devagar e procurando soltar o corpo. Depois de umas 3 vezes para cada lado, junta o movimento da cabeça para o lado contrário da pernas. Pernas caem para direita e cabeça vira para esquerda, pernas vão para esquerda e cabeça para direita. Lembre-se da respiração. Quando isto estiver fácil, junte a tudo, o movimento dos antebraços (parte do corpo que vai dos cotovelos aos punhos). Você vai dobrar os cotovelos e fazer círculos bem devagar com os antebraços, um vai rodar para direita e o outro para esquerda. Círculos o mais amplos que conseguir, com mãos soltas e relaxadas, assim como ombros e cervical. Ao ficar fácil a coordenação de todos estes movimentos, junte o movimento de abrir e fechar a boca, esticando o máximo que conseguir a musculatura da face ao abrir a boca, sem deslocar maxilar caso você tenha este problema. Ao expirar abra a boca e faça barulho de bocejo: aaaaaa.... Ao inspirar feche a boca. Agora temos os seguintes movimentos: barriga, pernas, cabeça, braços e boca. Tudo bem devagar e relaxadamente. Faça umas 10 vezes para cada lado.

- Retorne a posição inicial de deitado com pernas e braços esticados, relaxados, perceba a diferença no seu corpo.


Comece com 10 vezes e vai aumentando até chegar a 50 ou mais. É um ótimo exercício para fazer antes de dormir, pode adicionar uma música suave e/ou um cheiro relaxante como incenso caso você goste.


Relaxe e deixe seu Sistema Nevoso Parassimpático assumir o comando!!!


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício

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Esta série não é tratamento, visa a promoção da saúde e auto conhecimento, pode complementar o tratamento convencional. Em caso de dúvida procure seu médico. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico.

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