top of page

Minhas mãos estão enrijecendo e doloridas, como lidar com elas?

Atualizado: 18 de set. de 2020



Vamos continuar cuidando da saúde das nossas articulações?


Já cuidamos da saúde dos joelhos, quadris e ombros. Caso esteja conhecendo agora a série Saúde Articular, sugiro olhar as outras postagens e cada semana trabalhe em uma de suas articulações. São exercícios fáceis, mas que realizados poderão melhorar muito a saúde do seu corpo. Agora é a vez das mãos.


Mãos que nos acariciam, que nos alimentam, que se comunicam, que fazem ganharmos nosso sustento. Enfim que trabalham para gente desde um carinho até tarefas pesadas. Já convenci vocês da importância de cuidar delas?


Segundo o Centro de Controles e Prevenção de Doença (CDC) dos Estado Unidos, 40% da população mundial tem ou terá problemas na articulação entre os dedos e o punho, ou seja 4 em cada 10 pessoas. É um número bem elevado? Será que convenci agora?


Usamos nossas mãos praticamente o dia todo para fazermos nossas atividades e tem pessoas que até durante o descanso as utilizam, seja para uma tarefa artesanal, ou mudar canal na TV, conversar, etc. Com o tempo sua musculatura fica tensa, a mão começa ficar rígida e pode chegar ao ponto de ter desvios. Os dedos são uma das áreas mais frequentemente afetadas por problemas articulares e as mãos junto com os punhos geralmente são comprometidas por tendinites.


Como evitar esta situação e como melhorar a saúde das mãos?


Interessante que sempre fazemos exercícios para diversas regiões do corpo, mas não para às que mais usamos e que por coincidência, ou não, são as menores: pés, olhos, ouvidos e mãos. Mas , retornando ao assunto de hoje que são as mãos.


Com movimentos específicos você pode ajudar suas mãos que sempre te ajudaram. Exercícios que trabalhem as articulações individuais de cada dedo e os músculos próprios das mãos.


Estes exercícios são simples. Mas, a proporção que os realizar, eles irão ajudar suas mãos na flexibilidade, circulação, força e mobilidade.


Importante: não canse e não tenha dor, faça os movimentos na amplitude que sejam confortáveis para você (mesmo que seja um micro movimento).


1- Sente-se confortavelmente com as costas apoiada, junte as palmas das mãos na frente do corpo com cotovelos dobrados  a 90º (na posição de L). Mantenha a base das mãos juntas enquanto dá batidinhas com as pontas dos dedos de uma das mãos nos da outra mão. Deixe os pulsos e dedos moles, braços e ombros relaxados. Agora continue dando as batidinhas com as pontas dos dedos de uma das mãos nos da outra, mas afasta e aproxima as mãos, isto é, você continua com os cotovelos dobrados, mas mexe os antebraços afastando e aproximando as mãos como se estivesse batendo palmas, só que bata as pontas dos dedos. Dê cerca de 30 a 50 batidinhas. Este exercício estimula a circulação e a resposta neurológica na ponta dos dedos.


2- Para manter a flexibilidade das articulações das mão, sente de lado em uma mesa, descanse seu antebraço direito sobre a mesa e deixe o punho livre para fora da mesa. Faça círculos com seu punho 20 vezes para cada lado. O mais amplo que conseguir sem que tenha dor ou cansaço, mesmo que seja de início um micro movimento. Depois, apoie a mão e os dedos também sobre a mesa e faça círculos com um dedo de cada vez (10 vezes para cada lado), deixe os outros dedos parados e relaxados. Talvez você tenha que começar segurando os outros dedos com a outra mão para eles não mexerem. Em seguida, ainda com antebraço, palma da mão e dedos sobre a mesa, separe e junte os dedos, deslizando estes sobre a mesa, 10 vezes. Faça o mesmo com a outra mão.


No início pode parecer estranho, mas a medida que fizer estes exercícios conseguirá fazê-los cada vez melhor e suas mãos ficarão mais flexíveis.


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta de Mão

Instrutora e Educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecanica do Exercício



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page