Libere o estresse


É comum escutarmos frases como:


"Você está estressado, precisa relaxar."

"A vida atual está corrida demais, precisa dar um tempo e ir para um lugar calmo."

"Precisa meditar para relaxar."


Isto é, relaxe, relaxe, relaxe, ...


Mas, têm pessoas que não conseguem relaxar com atividades ou exercícios calmos e algumas vezes até ficam mais irritadas com estes exercícios. Ou fazem estas atividades, mas continuam ansiosas e com os músculos tensos.


Se este é o seu caso, vou te dizer um segredo: neste primeiro momento, você precisa liberar o estresse que ficou acumulado no seu organismo para depois relaxar.


Como Márcia, então eu não preciso relaxar?


Precisa relaxar, mas primeiro tem que descarregar o estresse. Necessita esvaziar o copo para depois enchê-lo com líquido novo.


Você não esvaziou totalmente a energia do Sistema Nervoso Simpático (parte do Sistema Nervoso que prepara o seu organismo para reações de alerta, emergência, enfrentar desafios, lutar ou fugir da situação) e o Sistema Nervoso Parassimpático (a outra parte do Sistema Nervoso responsável pelo relaxamento, calma, paz, prazer, restabelecer a energia gasta com a atividade do Sist. Nerv. Simpático) não consegue entrar totalmente em ação.


Então, o que fazer???


Simples, você precisa fazer atividades vigorosas, que gastem a energia para depois realizar atividades calma e relaxantes. Então, você pode por ex:


- Correr ou andar rápido, dependendo da sua condição física atual;

- Nadar com velocidade;

- Dançar música agitada;

- Andar de bicicleta com rapidez;

- Fazer uma luta com energia;

- Realizar exercícios mais vigorosos.


Sequência de exercícios vigorosos que você pode fazer em casa:


- Em pé levante e abaixe alternadamente os braços e pernas, sempre levante junto o braço esquerdo com a perna direita e o braço direito com a perna esquerda. Faça rapidamente. Como estivesse caminhando sem sair do lugar e levantando junto os braços. Pode também fazer deitado de barriga para cima, dobrando alternadamente as pernas e deslizando os pés na cama enquanto levanta junto os braços como descrito acima.


- Depois, abra e feche pernas junto com os braços rapidamente (conhecido como Polichinelo). Pode fazer em pé ou deitado de barriga para cima.


- Em pé ou deitado, chute e soque o ar alternadamente com os pés e mãos, sempre junto pé esquerdo com mão direita e pé direito com mão esquerda.


- Em seguida, dê socos com as mãos alternadamente no ar a sua frente enquanto pula alternando os pés para frente e para trás sem sair do lugar. Caso faça deitado de barriga para cima, chute no ar em direção ao teto alternadamente com os pés, enquanto dá socos alternadamente com as mãos na direção do teto.


Faça os exercícios acima rapidamente até perceber que liberou todo estresse acumulado. Caso não consiga ter esta percepção comece marcando 1 min. para cada exercício e depois vai aumentando. Após estes exercícios faça alguma atividade relaxante.


Cuide do seu sistema Nervoso!!!


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício

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Esta série não é tratamento, visa a promoção da saúde e auto conhecimento, pode complementar o tratamento convencional. Em caso de dúvida procure seu médico. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico.

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