Fazer atividades diferentes e usar o corpo de forma não usual



Todos precisam fortalecer o Sistema Nervoso, pois este sistema comanda os outros e todas as funções do nosso corpo.


Como enfraquecemos o nosso Sistema Nervoso?


Uma das maneiras é fazendo sempre as mesmas atividades e da mesma forma, ou seja, ter uma rotina sem mesmo variar a forma que realiza as atividades. Isto faz com que use sempre as mesmas vias neurológicas, isto é, os mesmos nervos e os mesmos locais no cérebro, enfraquecendo estas áreas pelo excesso de uso. O restante do Sistema Nervoso também irá enfraquecer pelo não uso. Este é um princípio básico para qualquer parte do nosso corpo ou qualquer sistema: excesso de uso e não uso enfraquecem. Saúde é sempre equilíbrio.


O que fazer para fortalecer o Sistema Nervoso?


Importante: respeite seu limite, não fadigue e não é para ter dor. A atividade tem que ser um desafio possível de você conseguir por meio do treino executá-la, assim não pode ser fácil e nem difícil demais. E relaxe durante os exercícios.

- Tenha rotina, mas varie a forma de fazer as atividades. Ex: use a mão não dominante para fazer atividades simples como abrir a porta, escovar dentes e pentear o cabelo; ou sente em locais diferentes para ver TV ou se alimentar; ou faça caminhos diferentes para o trabalho.


- Aprenda atividade diferentes, tanto físicas como cognitivas (mentais).


- Realize exercícios de coordenação motora e diferentes dos usuais.


Agora alguns exercícios para fazer em casa:


1- Ande de costas

2- Ande de lado para esquerda e depois direita

3- Sentado, pés apoiados no chão, esfregue as mãos enquanto move a cabeça para direita e esquerda. se estiver fácil junto abra e feche a boca, e também bata os pés no chão

4- Sentado, pés apoiados no chão, braços juntos do corpo (parte que vai do ombro até o cotovelo), cotovelos dobrados à 90º, faça círculos com os antebraços (parte que vai do cotovelo às mãos), um antebraço faz círculos no sentido horário e o outro antebraço em sentido anti horário. Ao mesmo tempo realize círculos com a cabeça. Depois inverta os círculos. Quando estiver fácil pode fazer junto abrir e fechar a boca, e também círculos com os pés, mantendo os calcanhares apoiados no chão.

5- Sentado, pés apoiados no chão, coloque uma mão sobre a outra na barriga e faça círculos em sentido horário, enquanto a cabeça faz em sentido anti horário.

6- Sentado, faça círculos com os 2 pés no sentido horário, mantendo os calcanhares apoiados no chão, enquanto a cabeça faz círculos em sentido anti horário.


Estes são alguns exercícios. Você pode criar exercícios de coordenação que envolvam outros movimentos do corpo ou acrescentar mais movimentos aos exercícios acima quando já tiver automatizado o exercício, ou seja, quando ele tiver deixado de ser um desafio. Lembre de serem movimentos diferentes. Pode até empurrar o carrinho de compras com skate como na foto, desde que tenha segurança para isto.


Pessoas com problema neurológico podem fazer estes exercícios?


A resposta é sim, mas elas devem respeitar seu limite, não fadigar, fazer da forma e na quantidade que consiga no momento.


Agora divirta-se com seu cérebro!!!


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício

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Esta série não é tratamento, visa a promoção da saúde e auto conhecimento, pode complementar o tratamento convencional. Em caso de dúvida procure seu médico. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico.

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Márcia Alves de Siqueira

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