top of page

Ai, como doem meus joelhos... O que fazer???

Atualizado: 18 de set. de 2020

Vocês sabiam que quando damos um passo o joelho e o tornozelo juntos suportam momentaneamente todo o peso do corpo?


Agora pense quantas vezes ao dia estas articulações carregam seu corpo e o quanto de esforço fazem. E tem mais, devido usarmos sapatos fechados e andarmos em superfície dura, o impacto aumenta, os músculos do pé e tornozelo enfraquecem, e adivinhem quem terá de dar conta do peso do corpo durante o passo?


Se disseram o joelho acertaram!!!

Não é por acaso que muitas pessoas acabam tendo problema no joelho.


E hoje é dia do joelho!!!


Lembrem nosso corpo é interligado, se uma região não está boa com o tempo a outra também não estará e o inverso também é verdadeiro, melhorando a saúde de uma área afetará positivamente a outra. Como falamos acima o tornozelo enfraquece, sobrecarrega o joelho. Com o tempo o joelho vai ficando mais rígido e começa prejudicar o quadril, este diminui a mobilidade com o tempo e prejudica a coluna, a fraqueza das pernas acabam sobrecarregando os ombros e estes estando ruim afetam as mãos. Por isto muitas vezes a pessoa começa ter artrose em um local e com os anos acaba generalizando pelo corpo. Estão começando a compreender melhor o corpo?


Muitos problemas têm haver com a forma que utilizamos o corpo: posturas inadequadas, movimentos rígidos, falta de movimento em alguns locais e excesso em outros, sedentarismo ou excesso de força de forma irregular, etc. Não refiro só a articulação, mas a todos os sistemas do nosso corpo (muscular, neurológico, respiratório, etc.).


Retornando ao joelho, então vimos que andar em superfície dura e usar sapatos fechados prejudicam esta articulação. Assim já fica uma dica:


- Sempre que possível ande descalço em uma superfície macia. A praia é ótima para isto, vamos aproveitar que está um calor enorme e para praia!!! Quem não puder ir a praia pode andar no gramado, já ajuda. Mas lembrem respeitem o limite, caso doa quando andar na superfície macia, não faça, pois é sinal que seus joelhos ainda não estão preparados para isto.


Vamos ao exercício:


A melhor maneira de começar o trabalho com os joelhos é massageá-los. Sente confortavelmente em uma cadeira e os pés no chão ou com as pernas apoiadas à sua frente, joelhos levemente dobrados e sustentados por travesseiros ou qualquer outra posição que você fique confortável. Use óleo ou creme para deslizar as mãos. Massageie com a palma das mãos e dedos em movimentos circulares longos e firmes, esfregue subindo do tornozelo ao joelho e do joelho a coxa. Com firmeza e não com força. Desliza as mãos e o tanto de pressão é aquele que seu corpo sente confortável. Suavidade na massagem com firmeza. Depois esfregue as mãos ao redor do joelho rapidamente em círculos até aquecê-lo. Isto libera o estresse nos ligamentos e tendões do joelho, além de amaciar o tecido conjuntivo dele. Dê tapinhas com as pontas dos dedos ao redor do joelho (deixe os dedos e punhos bem soltos durante os tapinhas, quanto mais moles as mãos e punhos mais efetivo este toque de massagem).

Faça esta massagem antes de qualquer exercício que trabalhe seus joelhos, eles vão te agradecer. Pessoas com problemas nos joelhos devem massageá-los desta forma por 15 minutos ao menos 3 vezes na semana.


Escrevam como se sentiram com após o exercício e compartilhem com outras pessoas, faça parte do movimento de ampliar a saúde através de métodos naturais efetivos.


Até os próximos exercícios,


Márcia Alves de Siqueira

Terapeuta Ocupacional / Terapeuta da Mão

Instrutora e educadora Self-Healing

Especializada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page